Sobre as mágoas


 
Foto: salvemasnossascriancas.blogspot.com

Já faz algum tempo que eu tenho enfrentado uma dificuldade muito grande em liberar perdão e esquecer alguns fatos que me entristeceram. Acredito que muitas pessoas também têm essa dificuldade e, pensando sobre isso me veio à mente uma ilustração.

Nunca quebrei nenhum osso do meu corpo (por enquanto, rs) mas vários amigos meus já passaram por essa experiência dolorosa. Seja jogando futebol, sofrendo um acidente de carro, brincando de pique, ou até mesmo torcendo o pé em uma rua esburacada. Acontece um acidente, um momento de distração, e eis que surge uma dor insuportável no membro fraturado...

A pessoa é levada a um consultório. O médico examina a região prejudicada, faz um raio-X e assim ele vê a dimensão da fratura. Dependendo do caso, o médico precisa recolocar o osso no lugar, o que pode doer um pouco (ou muito). Se a fratura é exposta, a recuperação é um pouco mais dolorida e demorada, e exige cirurgias e a colocação de pinos no membro fragilizado.

Após esse processo, o membro machucado precisa ser imobilizado por certo tempo. Para isso, o médico coloca gesso, tala ou pinos na região que precisa ser restaurada. Esse processo pode demorar dias, mas também pode demorar meses. Quando enfim o osso é restaurado, o membro ainda está fraco porque ficou muito tempo ser ser exercitado. Para recuperar a força, a pessoa é encaminhada para fazer sessões de fisioterapia para que os movimentos sejam recuperados e a força do membro prejudicado volte. A recuperação exige paciência, cuidado e disciplina.

Toda vez que um osso é fraturado, entretanto, ele precisa rapidamente ser medicado. Meu pai a um tempo atrás machucou o dedo mínimo, mas só depois de muito tempo ele foi descobrir que havia fraturado aquele dedo. Como ele não foi ao médico na época em que ele machucou, o osso cicatrizou sem ser imobilizado, deixando o dedo do meu pai torto! Imagina!? rs

As nossas mágoas funcionam mais ou menos da mesma forma. Quando somos machucados, magoados, entristecidos, abre-se uma ferida em nossa alma, uma “fratura”. Se nós ignorarmos essas mágoas e não fizermos nada à respeito, ou seja, se nós não as tratarmos, não as medicarmos, ela deixará imperfeições em nosso caráter, no nosso espírito, na nossa alma. Ela nos deixará deformados, tortos e, como essa “fratura” não foi medicada corretamente, ela pode novamente ser machucada, no mesmo local e do mesmo jeito. Seremos pessoas melindrosas, rancorosas e sempre evitaremos as pessoas e as situações semelhantes àquelas que nos machucaram por medo de sermos novamente feridos.

A mágoa precisa ser tratada. Ela precisa inicialmente ser investigada por Deus, ser sondada, radiografada, para que saibamos o que realmente está se passando em nossa alma. Em seguida, ela precisa ser medicada, diagnosticada, através da liberação do perdão. Precisamos ter disposição em querer perdoar, em querer ser curado. O perdão é um processo que não ocorre em apenas um dia ou uma semana. É um processo diário, em que todos os dias nos colocamos diante de Deus e dizemos: “Senhor, hoje eu estou disposto(a) a perdoar mais 1% de todo mal que me foi feito, até que eu possa um dia dizer que não lembro mais disso com tristeza.” Perdoar alguém tem muito mais a ver com o nosso próprio bem-estar do que com o bem-estar daquele que precisa receber perdão. Alguém já dizia que guardar mágoa de uma pessoa é como tomar veneno esperando que o outro morra. Além disso, não sabemos o dia de amanhã. Hoje a pessoa ofendida somos nós, mas amanhã nós poderemos ser o ofensor, aquele que precisará do perdão de alguém. Jesus pagou um preço altíssimo para que você pudesse ser perdoado de seus pecados. Nunca se esqueça disso.

Suas mágoas, além de serem tratadas, às vezes precisam também serem “imobilizadas”. A região afetada precisa ser isolada para que ela possa se recuperar livremente. Existem várias coisas que causam fraturas na nossa alma. Talvez seja um relacionamento rompido, um namoro desfeito, uma discussão com alguém, uma palavra mal interpretada. Com isso, precisamos dar um tempo. Dar um tempo para nós, dar um tempo para o outro, nem que para isso seja necessário um tempo sem contato. Pense em outras coisas, ocupe sua mente com coisas boas, com atividades saudáveis, faça um esporte, procure algo para ler, para estudar. Enquanto isso, a raiva vai passando e o amor de Deus vai inundando os nossos corações neste período.

Depois que a raiva, a tristeza e as lembranças passam, precisamos seguir em frente. Tirar o gesso, tirar a tala, deixar as muletas de lado e voltar a caminhar. Podemos nos machucar novamente, mas nós não podemos desistir e nos amedrontar por causa disso. Precisamos ser como a criança que está aprendendo a andar. Ela cai várias vezes seguidas, mas ela sempre se levanta para uma nova tentativa. Às vezes ela chora, rala o joelinho, a mãozinha, mas a mãe e o pai sempre vem acudir, sarar, dar carinho, e ela rapidamente volta a querer dar os primeiros passos.

Você tem alguma mágoa? Não tenha medo do tratamento de Deus. Coloque-se diante dEle, permita que Ele te cure... e volte a viver.


Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” Lucas 5:31


5 comentários:

  1. Que lindo Dani!
    que Jesus derrame em nós a cura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente Dani,
    somente o Pai pra derramar sobre nós a cura, e cicatrizar aquela ferida, mesmo que seja a mais oculta!
    Beijos irmã

    ResponderExcluir
  3. Caraca esse post foi resposta de DEUS pra mim hein tenho orado a Deus pedindo a Ele pra me ajudar a liberar perdão a uma pessoa q me machucou bastante...mas estou disposta a receber o tratamento de Deus na minha vida afinal ele SEMPRE me perdoa quero perdoar de verdade tbm.Que Deus abençoe!Paz:)

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez o Senhor falou comigo hoje...E desta vez, através do seu post, Daniele..
    Tenho passado por um vale, que para mim, é muito profundo. Eu preciso muito liberar verdadeiro perdão a uma pessoa que acabou me magoando profundamente, deixando muitas cicatrizes ao longo de dois anos...
    Eu quero viver inteiramente para o meu Amado. Eu preciso ser como Ele é, eu necessito perdoar...
    Que o Mestre do Amor continue a ministrar sabedoria ao seu coração, Daniele. Seus posts são lindos e repletos de profundidade no Senhor.
    Li um outro de sua autoria entitulado "Aquilo que eu espero" e me identifiquei demais com tudo o que escreveu nele..Eu realmente quero ser cada dia mais parecido com o meu Jesus. Que Ele seja constantemente o centro da minha vida.
    Que o Senhor nos abençoe com Sua doce presença, em nome de Jesus.

    Com o amor de Cristo,

    Cláudio Guignoni.

    ResponderExcluir
  5. eu preciso liberar perdão, e as vezes acho que ja o fiz, Senhor tem misericórdia de mim

    ResponderExcluir