Aproveite a sua juventude!

Foto: Campanha King's Company 2010

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; (…) no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem; e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Eclesiastes 12: 1,3,4 e 7)

Ou seja, aproveite esse dom que Deus te deu, esses anos maravilhosos em que você ainda se encontra solteiro, para servir a Deus e aos outros, antes que você envelheça, antes que as responsabilidades da vida te alcancem e levem junto as suas forças e a sua energia, que te caracteriza como... JOVEM!


Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” (1 João 2.:14)

Observe bem este último versículo, em especial o trecho: “...tendes vencido o Maligno”. Entende agora porque somos tão atacados, tão pressionados, tão seduzidos por tudo que nos rodeia?

Nossa sociedade está passando conceitos totalmente deturpados acerca da melhor forma de se aproveitar a juventude. O que nós podemos observar, na verdade, é um ataque feroz do príncipe desse mundo no sentido de fazer com que nós, jovens de 13 a 35 anos, possamos diminuir esse tempo precioso que Deus nos deu.

Os programas de televisão, as revistas femininas, os jornais, a internet, os amigos, familiares, e até mesmo algumas de nossas igrejas e líderes, têm incentivado o namoro precoce, impensado, numa faixa etária em que nós não temos cabeça e nem maturidade para pensar em constituir família.

Os jovens se sentem pressionados e intimidados pelas pessoas em procurarem loucamente a sua “cara-metade”, pois são levados a acreditar que só assim alcançarão a felicidade plena. Entram em relacionamentos visando o prazer egoísta, a satisfação temporal, e quando esses relacionamentos acabam, ficam feridas abertas na alma, uma sensação de imundície, de ter sido usado. Agora, que estamos solteiros, não há necessidade para isso, queridos.

Estás casado? Não procures separar-te. Estás livre de mulher? Não procures casamento. O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor.” (1 Cor 7: 27 e 32)

Quando as pessoas começam a namorar, impensadamente, há uma grande tendência (não é regra), de que a atenção de cada um se volte pra si mesmo e para o outro. No casamento, isso passa a ser uma obrigação. Depois de casados, nós já não podemos mais doar tanto tempo para as coisas de Deus, porque estaremos compromissados a partir de então com o ministério do nosso lar, para preparação dos nossos futuros filhos. Na moral: você tem tanta coisa para aprender, tantos amigos legais para conhecer, tantas viagens para fazer, porque se preocupar com isso agora? Lembre-se, porém, de uma coisa:

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.” (Eclesiastes 11:9)

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1 Coríntios 6.12)

Devemos aproveitar esses anos com responsabilidade. As estatísticas mostram que a nossa faixa etária é a mais atingida em casos de acidentes de trânsito, alcoolismo, tráfico de drogas, prostituição e incidência de doenças como DST e AIDS. Não fique flertando com o mundo. Saia correndo de pornografia! No blog do Não Morda a Maçã você encontrará ajuda caso tenha dificuldade na área sentimental e sexual.

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:22 e 23)

Deixa de preguiça! Procure ocupar o seu tempo com coisas que edificam, não fica em casa dando bobeira, cultivando bobagem na cabeça! Mente vazia... já sabe! Playground do capiroto.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8)

Exercite a sua mente, mas exercite também o seu corpo! Seu corpo é templo do Espírito Santo! Ele é a sua ferramenta de trabalho, que vai te carregar pra cima e pra baixo, então cuide da sua alimentação, das suas horas de sono, das suas articulações (só de falar em articulações o meu joelho dói! rs)

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios 6:19-20)

Quanto ao trato com as pessoas, Deus nos ensina a ter amor fraternal uns pelos outros. Esse amor fraternal que a Bíblia nos ensina não tem nada a ver com o “amor” que o mundo prega. O mundo prega que devo ser amiguinho de fulano porque “fulano é meu peixe”; O mundo prega que “minha educação depende da sua”; o mundo prega tolerância zero. Não é assim que devemos agir com as pessoas.

O amor fraternal também não é essa “xavecada” que a gente vê entre rapazes e moças não, tá!? Devemos nos tratar como irmãos e irmãs. Olhe para aqueeela menina como sua irmã! Olhe para aqueeele menino como seu irmão! ( Leia o livro “Eu disse adeus ao namoro”). É difícil sim! Deu vontade de xingar quando li isso pela primeira vez, mas é necessário, é mais sadio para nós mesmos que seja assim.

Acima de tudo, somos uma grande família, adotados como filhos pelo nosso Deus.


Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada. (…) O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Romanos 12)
Quanto ao seu futuro, relaxe. Ele está em boas mãos.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9)

Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jeremias 33.3)

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4:6)


Aproveite sua juventude. Não perca seus anos com preocupações desnecessárias e vícios. Lá na frente, quando você olhar para trás, vai poder dizer: “Ôôôôô época booooaaa! Curti até o último segundo e neeeeem esquentava a cabeça com nada!”.

Deus te abençoe! :)


PS: Estarei ausente durante o mês de julho, pois participarei de um projeto missionário. (UhuL! É nóis!)

Mais informações, acesse: www.juvep.com.br/projetomissionario

Lembrem-se de mim nas suas orações!

Abraços!

2 comentários:

  1. Gostei bastante do seu texto. Quantas vezes disperdiçamos nosso tempo com aquilo que não é eterno. E realmente, vai fazer falta na nossa vida.

    Deus abençoe você nessa viagem! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Show!

    Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog.

    Já estou seguindo!

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir